segunda-feira, 28 de agosto de 2017

EE ROSA PIGNATARO NO PRÊMIO DE GESTÃO ESCOLAR 2017

O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro. O objetivo da premiação é estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

domingo, 27 de agosto de 2017

PROJETO FOLCLORE NA EE ROSA PIGNATARO

No último dia 22 de agosto, a Escola Estadual Rosa Pignataro, na cidade de Nova Cruz/RN, jurisdicionada à 3ª. DIRED, por meio dos funcionários da Biblioteca Professora Arcelina Fernandes promoveram um evento folclórico cultural, por ocasião do Dia do Folclore que se comemora no dia 22 de agosto.
O evento que estava muito bem organizado chamou a atenção dos alunos e promoveu o envolvimento dos mesmos, e o que deveria ser apenas uma ação escolar no âmbito interno foi aberto ao público que foi lá, visitou e gostou, motivo que levou a exposição a ser prorrogada.
O  Projeto Folclore contou com uma Palestra do Professor Fábio Gama sobre medicina popular, que é uma arte medicinal ligada à cultura nordestina; contou com a exposição de objetos típicos da cultura popular, como a boneca de pano;  as pinturas, xilogravuras, as lamparinas, chaminés, panelas de barro e promoveu nomes como o Folclorista Potiguar de renome internacional Luís da Câmara Cascudo que tão bem representa o Rio Grande do Norte e o Brasil.
Além dessas ações também contou com uma exposição sobre Luiz Gonzaga, grande mito da música nordestina e com apresentação cultural, quando estiveram presentes repentistas renomados da cidade como Domingos Matias.
O projeto também resgatou festas populares tradicionais do folclore nordestino como é o caso do BOI DE REIS que foi encenado pelos alunos do Rosa Pignataro, e danças como o Xote das bonecas.
Não podemos deixar de falar dos CORDÉIS que são a forma escrita e rimada de cantar os eventos nordestinos desde tempos imemoriais. A Professora Hosana que também trabalha na biblioteca PEDE, inclusive, QUE OS CORDELISTAS LOCAIS E REGIONAIS QUE QUEIRAM FAZER DOAÇÃO DE SEUS CORDÉIS, MANDE-OS OU LEVE-OS PARA A ESCOLA que os mesmos serão muito bem cuidados, preservados e divulgados junto à comunidade escolar.

A Escola Estadual Rosa Pignataro parabeniza aos bibliotecários, equipe pedagógica e a equipe gestora pelo evento e deseja que mais projetos desse naipe sejam postos em prática junto à comunidade escolar.







quinta-feira, 24 de agosto de 2017

ABERTURA DA SEMANA DA CULTURA EE ROSA PIGNATARO


Em 22 de Agosto de 2017, a Escola Estadual Rosa Pignataro Nova Cruz, fez a abertura do dia do folclore.


O folclore é um conjunto de tradições e costumes populares que são transmitidos de geração em geração. Cada povo possui um tipo de folclore, e sua cultura popular representa a identidade social de cada comunidade. 

O folclore brasileiro é muito rico e diversificado, e inclui lendas, contos populares, brincadeiras, receitas, e até mesmo festas especiais para comemorar as suas crenças. 

A literatura também é um dos fatores que enriquecem o folclore do Brasil. Entre as diversas histórias contadas na linguagem popular estão a do saci-pererê, do Curupira, do Boto, da Iara e muito mais. 

Contamos com a participação da Equipe da Biblioteca, dos professores, Fabio Gama, Valdélia De Barros da Rocha, Rita de Cássia Morais, Ozana de Barros,Lenilde Brito e demais professores.









ROSA PIGNATARO NO DESFILE DA 47ª EDIÇÃO DO JERN'S 2017

Em desfile de abertura oficial da 47ª edição dos JERNs - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, a Escola Estadual Rosa Pignataro levou sua delegação de atletas para mais uma participação na etapa regional de Nova Cruz. Com o tema "Desporto escolar: preparando para a vida", a 3ª DIRED, através do diretor Miguel Rosa Filho, oficializou em 18 de Agosto, o início das competições que envolveram escolas municipais, estaduais e privadas desta região. A cerimônia aconteceu no Ginásio Poliesportivo Geovana de Azevedo Targino e nossos alunos abrilhantaram o evento com a faixa de abertura do evento, e a participação efetiva de todos os nossos atletas.

Os professores de Educação Física, Gilvanise Vitor e Ezequiel Geraldo, estarão juntos aos atletas da Escola Estadual Rosa Pignataro disputando nas seguintes modalidades:
 
● Futsal Masculino (infantil e juvenil); 

● Handebol Feminino (infantil e juvenil);
● Handebol Masculino (juvenil);
● Futebol de Areia Masculino (juvenil);
● Futebol de Campo Masculino (juvenil);
● Futebol Society Masculino (juvenil);
● Futsal Feminino (juvenil); 

Também estiveram presentes os Gestores, Prof. George e Prof. Leão Jr., os coordenadores, Narciso Genuino e Ivanilda Vieira, e a participação do prof. Fábio Gama e Professora Rafaelly Paiva.

Desejamos aos estudantes-atletas que façam um bom trabalho coletivo e competitivo e que alcancem os objetivos almejados. #RaçaEERP!













ANIVERSÁRIO DO PROF. LEÃO JUNIOR


Ao nosso Amigo, Professor e Vice-Diretor, Leão Júnior, prestamos nossas homenagens pela data do seu aniversário, 17 de Agosto, ao mesmo tempo em que o felicitamos pelo lider, amigo e professor que é, pois estar à frente de uma equipe a qual você exerce a liderança de forma participativa, orientando a equipe e impulsionando novas ideias é também ser responsável pelo progresso da nossa Instituição.

Portanto, Professor e Vice-Diretor Leão Júnior, que Jesus o abençoe com vida longa repleta de saúde e paz! E que continues a combinar de maneira proveitosa estratégias e caráter, ou seja, seu dom de liderança, em prol da Escola Estadual Rosa Pignataro!



Feliz Aniversário!





NOTA DE AGRADECIMENTO EERP 2017

Dizer obrigada, às vezes, não é suficiente para agradecer a tão amável e gentil presença que as Escola: Escola Modelo, Colégio de Nossa Senhora do Carmo – CNSC, Escola Estadual Alberto Maranhão, Coral Vozes do Agreste (IFRN), demais escolas e comunidade escolar, as quais realizaram uma nobre visita à nossa feira de Conhecimentos.

A Escola Estadual Rosa Pignataro Nova Cruz sente-se extremamente agradecida a você por apreciar nossas atividades inovadoras.

Att. Equipe Gestora

Prof. George Gomes (Diretor)
Prof. Leão Junior (Vice-Diretor)
Prof. Narciso Genuino (Coordenador Pedagógico)
Prof. Jeann Klecyo (Coordenador Financeiro)








UNIFORMES DA EE ROSA PIGNATARO 2017

O uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais. Com certeza, usar diferentes roupas a cada dia de aula é no mínimo, caro, devido ao desgaste.

A prática das escolas em estabelecer o uso da mesma roupa entre os alunos possui sua origem no exército, uma das primeiras instituições a adotar uma vestimenta única para todos os seus militares. Os uniformes escolares começaram a ser utilizados por volta de 1890 pelos estudantes da Escola Normal, responsável pela formação de professores. As escolas mais tradicionais passaram a adotar o uniforme, de fato, somente na década de 20. Já as demais, na década de 30.

Os uniformes foram criados para simbolizar as cores, o nome, a tradição e o símbolo da escola, desta forma, os alunos uniformizados deveriam manter um comportamento exemplar e zelar pela imagem das instituições, mesmo fora delas. Entre as décadas de 40 e 70, o uniforme de uma instituição conceituada era um símbolo de aceitação social, sendo o sonho de muitos alunos e pais. A partir da década de 90, as escolas, principalmente privadas, mudaram bastante os modelos de seus uniformes, fazendo roupas mais confortáveis e descoladas.

FARDAMENTO DO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

FARDAMENTO DO 3º ANO, CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO

FARDAMENTO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
FARDAMENTO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA

FARDAMENTO DO ENSINO MÉDIO SUBSEQUENTE 2017

TURISMO SUSTENTÁVEL NA EE ROSA PIGNATARO, VIAGEM AO CENTRO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA

Em 26 de Julho de 2017, Professores e Alunos da Escola Estadual Rosa Pignataro Nova Cruz, por intermédio das ações do PIP, estiveram presentes em uma aula de campo juntamente com os professores Maurício Vicente e Marcio Gororoba, no Centro Cultural São Francisco, localizado no centro histórico da cidade de João Pessoa no estado da Paraíba. Foi criado durante o governo de Tarcísio de Miranda Burity em 1979, e aberto ao público em 6 de março de 1990.

O Centro Cultural funciona em um complexo arquitetônico formado pela Igreja e Convento de Santo Antônio, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros (chamada de Capela Dourada), o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com um cruzeiro, constituindo um dos mais notáveis testemunhos do Barroco no Brasil. Por sua importância, foi tombado pelo Iphan em 1952. Ao ser fundada a igreja era dedicada a Santo Antônio, e aparentemente a troca de nome ocorreu o início do século XX, por força de um costume popular, mas ainda é conhecida também pela antiga denominação.

A aula, através do tema “TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO”, enriqueceu o conhecimento geográfico, histórico e cultural dos alunos, além de aproximá-los da arte barroca.