Sob coordenação da Professora Midori Hijioka Camelo e Supervisão da Professora Rafaelly Paiva, desde o dia 10 de Setembro de 2017, o PIBID conta com as atividades dos discentes bolsistas do curso de Química EaD da UFRN do Polo de Nova Cruz, Arian Dantas, Ariele Mauricio, Endrew, Levinson Douglas, Mara Lissa, Vanuzia Cosme, os mesmos fazem atendimento a 32 alunos da Escola Estadual Rosa Pignataro.
A Professora Midori Hijioka
Camelo é Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
ministra aulas nos cursos de Licenciatura (Física e Pedagogia). É formadora do
Programa Continuum (Rede Nacional de Formação Continuada de Professores ? MEC).
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e
Matemática (PPGECNM). Coordenou Programa de Extensão do MEC/Sesu na UFRN. Foi
professora da SEE-SP, SME-SP e do Centro Paula Souza (CEETPS) da Educação
Básica e Técnica. Atuou como formadora no Programa ABC-na Educação
Científica-Mão na Massa através do Ensino de Ciências Baseado na Investigação
(ECBI) ou Inquiry Based Science Education (IBSE) pela Estação Ciência ? Centro
de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e
Extensão Universitária da Universidade de São Paulo - USP. Graduada em Física
(Licenciatura e Bacharelado) com mestrado e doutorado em História da Ciência.
Suprindo a necessidade da escola,
o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) promove
mudanças positivas na formação inicial dos professores contemplados, de forma
que possibilita aos futuros profissionais docentes reflexões sobre o campo da
educação e também possibilita que os mesmos compreendam a realidade escolar na
prática.
Vale salientar que o objetivo
central do PIBID é a inclusão das diversas atividades que proporcionam a
aprendizagem a partir de diferentes instrumentos e metodologias de ensino,
estimulando a docência através de intervenções realizadas em escolas públicas.
As atividades práticas têm como função principal fazer com que os próprios
estudantes resolvam os problemas e obstáculos que lhes são colocados na
perspectiva de potencializar a autonomia dos mesmos.
Portanto, ao proporcionar
atividades práticas que apresenta caráter investigativo, o professor inova suas
aulas de ciência e ainda proporciona maior interatividade entre os estudantes,
assim como os familiarizam com o meio científico.
Proporcionar aos estudantes a aprendizagem
significativa e autonomia para lidar com situações cotidianas, assim como
despertar o interesse dos educandos em práticas da disciplina química no Ensino
Médio, têm sido pontos amplamente comentados no campo da educação. Para tanto,
é primordial que sejam desenvolvidos e trabalhados diversos métodos e
estratégias para o êxito do processo ensino-aprendizagem, sempre relacionando o
cotidiano com os conteúdos discutidos nas práticas.
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