domingo, 12 de novembro de 2017

ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ROSA PIGNATARO VISITAM O MUSEU CÂMARA CASCUDO

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Estudantes das primeiras séries do Ensino Médio da Escola Estadual Rosa Pignataro Delgado do Município de Nova Cruz, através das ações do Projeto de Inovação Pedagógica – PIP visitam na manhã desta quinta-feira (09) o Museu Câmara Cascudo.
O Museu Câmara Cascudo foi criado em 1960, inicialmente com o nome de Instituto de Antropologia, primeiro centro de pesquisas do Rio Grande do Norte, com atuação nas áreas das Ciências Humanas e das Ciências Naturais. Em 1973, a partir de uma reforma universitária, o instituto se transformou em instituição museal, impondo-se como o maior museu do Rio Grande do Norte e uma das principais vitrines de pesquisas realizadas na UFRN.

Exposições do Museu Câmara Cascudo
O Museu Câmara Cascudo, órgão suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem por missão contribuir para uma transformação positiva da sociedade, realizando atividades acadêmicas, educativas, científicas, culturais, artísticas e de lazer.
Com o tema, Turismo Sustentável para o Desenvolvimento o projeto levou os alunos a uma aula de campo no museu Câmara Cascudo e Parque das Dunas.
Cerca de 40 alunos acompanhados pela Professora Auridete e o Professor Renato Soares além do coordenador Pedagógico Narciso Genuino, puderam conhecer o Museu Câmara Cascudo e ainda como ponto turístico, o Parque das Dunas de Natal.
Durante a visita orientada, os alunos conheceram também várias exposições de ossadas dos animais pré-históricos que habitavam nosso estado.


 O Parque Estadual Dunas de Natal "Jornalista Luiz Maria Alves", mais conhecido simplesmente como Parque das Dunas ou Bosque dos Namorados, é uma reserva de 1.172 hectares de Mata Atlântica situada no coração da cidade de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. É administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema).

Criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22 de novembro de 1977, o Parque das Dunas foi a primeira unidade de conservação ambiental implantada no estado do Rio Grande do Norte. É parte integrante da reserva da biosfera da Mata Atlântica reconhecida pela UNESCO e, por isso, declarada Patrimônio Ambiental da Humanidade. O parque distribui-se por vários bairros da zona sul e leste da cidade, se estendendo ao longo da Via Costeira, onde abriga também o Centro de Convenções de Natal.

Considerado o segundo maior parque urbano do Brasil (superado apenas pela Floresta da Tijuca), exerce uma grande importância na regulação do clima local, contribuindo com a recarga do aqüífero subterrâneo, fixação das dunas e purificação do ar, além de ser uma paisagem belíssima para a cidade.

Para a Professora Auridete foi uma enriquecedora experiência que “possibilitou aos nossos alunos aprenderem  muito mais sobre a história e turismo do nosso estado”

Nenhum comentário:

Postar um comentário