quinta-feira, 30 de agosto de 2018

2ª ETAPA DE FORMAÇÃO DE NIVELAMENTO EETI ROSA PIGNATARO

Visando orientar os professores com relação às estratégias necessárias para o nivelamento de estudantes matriculados nas escolas de ensino médio integral, a Secretaria de Educação do RN, promoveu um circuito de formação para os professores da rede estadual de ensino, vinculados à essa modalidade de ensino. Nos dias 29 e 30 de Agosto das 8h às 17h, na FACEN – Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal, localizada na Avenida Hermes da Fonseca, n. 1582 – Tirol, Natal/RN (após ao Midway Mall em frente ao 16º Batalhão do Exército).
Professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática da EETI Rosa Pignataro, participaram da segunda formação de Nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática articulada pela Equipe de Implantação do Ensino Médio em Tempo Integral em parceria com o Instituto de Qualidade no Ensino – IQE.
A 2ª Formação de Nivelamento teve como objetivo fornecer as orientações necessárias para que os educadores trabalhem, no dia a dia dos alunos, estratégias que promovam o avanço da aprendizagem, contribuindo assim para as ações de Nivelamento dos estudantes das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
Em geral os programas de nivelamento se caracterizam por contemplarem atividades que tem a finalidade de desenvolver habilidades básicas ainda não adquiridas por determinado grupo.
O Nivelamento se caracteriza por contemplar atividades que tem a finalidade de desenvolver habilidades básicas relativas a séries anteriores, ainda não adquiridas por determinado grupo. Tem por objetivo esclarecer as principais dúvidas e fortalecer os conhecimentos que capacitarão os alunos a acompanhar e melhorar seu desempenho nas disciplinas da matriz curricular de seu curso.
O ponto de partida da discussão do nivelamento deve levar em conta que o professor conhece os reais domínios de conhecimentos dos alunos, ou seja, o que o aluno já faz sozinho e o que a escola – em seu ensino padronizado – espera dela ao final de determinada formação, apesar de ser direcionada para os professores, acaba refletindo em outros profissionais e alunos. Quando se reflete sobre a gestão, todo o planejamento pedagógico da escola é afetado positivamente, e isso reflete também na prática.

Público Alvo:
Gestor Escolar;
Professores de Língua Portuguesa;
Professores de Matemática;
Coordenador Pedagógico;
Assessor Pedagógico da DIREC responsável pelo ProMédio Integral.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

II Feira das Eletivas 2018.2


Nesta quarta-feira (08) de Agosto de 2018, a EETI Rosa Pignataro promoveu a II Feira Interna dos Componentes Eletivos, uma equipe de professores desenvolveu projetos inovadores envolvendo várias linhas de conhecimento que abrangem os campos das áreas de exatas, humanas e linguagens.
A II Feira das eletivas contou com a apresentação de 11 componentes eletivos elaborados por uma equipe de professores titulares e colaboradores, para que de forma interdisciplinar pudessem produzir um planejamento inovador envolvendo teoria e prática.

Os alunos escolheram o componente eletivo que desejaram participar, independente do ano que estudam, promovendo assim a interação entre os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. “Esses componentes mostram, de forma clara, que os conteúdos das Eletivas podem ser trabalhados por diferentes áreas do conhecimento, ou seja, envolvem várias disciplinas e por isso os alunos se identificam, já que de forma interdisciplinar, eles despertam ainda mais o interesse em estudar de forma prazerosa e dinâmica”, afirmou o gestor pedagógico da EETI Rosa Pignataro, Professor George.

Maria Isabel Gomes, de 16 anos, é aluna da 2ª Série “B” do Ensino Médio na EETI Rosa Pignataro e participou da eletiva “Mãos que falam”, e conta um pouco sobre sua participação na disciplina e como ela a ajudou. “Esta eletiva abordava conceitos sobre LIBRAS. Eu optei por essa eletiva pelo fato de na minha turma haver um colega surdo que sempre procurava se comunicar comigo por várias vezes, porém nem sempre eu entendia os sinais. Participar desse componente eletivo me ajudou muito e reforçou minha amizade com o meu colega de classe, Carlos Daniel, e agora vou participar da 2ª Etapa da eletiva que tem como tema “LIBRAS: Mãos que quebram barreiras”, que elevará o nível da aprendizagem”.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

TUTORIA NA EETI ROSA PIGNATARO

A Tutoria é uma das metodologias do Programa que tem por finalidade atender os alunos nas suas diferentes necessidades e expectativas, e promove o acompanhamento integrado das demais metodologias desenvolvidas na escola. Sendo assim, o tutor deverá conhecer e ter acesso a todas as informações sobre o aluno: seu Projeto de Vida e os resultados do seu desempenho acadêmico. Mesmo transitando no âmbito pessoal, social e profissional (no Ensino Médio) o foco do trabalho do tutor é acadêmico.

Alunos Realizando as inscrições de tutoria junto ao Tutor Prof. Renato Soares.

O principal objetivo da tutoria é promover, por meio do acompanhamento sistemático, o alcance do sucesso  escolar dos alunos (excelência acadêmica) e a realização de seu Projeto de Vida.
É sob responsabilidade do Vice-diretor, com o apoio do Coordenador Pedagógico, que é realizada a organização, desenvolvimento e monitoramento das ações na escola.

o Tutorando Diego Linhares com a Tutora Professora Jamile Alves
Todos os educadores são responsáveis pela ação tutorial na escola.  O número de tutorados para cada educador deve ser equilibrado.
A escolha do tutor garantirá o protagonismo dos alunos e respeitará, na medida do possível, suas preferências por determinado professor/educador.
  • O tutor  estabelecerá uma relação de confiança, demonstrará disponibilidade e compromisso com os seus tutorados.
  • O tutor estimulará  o tutorado a refletir e chegar a uma conclusão  sobre o fato conversado, sem  juízo de valor e sem trazer respostas prontas.
  • O tutor deve conhecer a história escolar, os sonhos e os  objetivos de seus tutorados.
  • O acompanhamento do tutorado tem que ser sistemático e, sempre que possível, planejado a partir dos indicadores discutidos pelo Professor Coordenador Geral nas reuniões de HTPC.
  • O tutor acompanha o desempenho do aluno e solicita, junto ao Coordenador Pedagógico,  a ajuda dos outros docentes quando houver necessidade; sempre com foco no seu Projeto de Vida. 

O Tutorando Mateus e o Tutor, Vice-Diretor, Professor Leão Júnior.
TIPOS DE TUTORIA

A orientação pessoal. Tem como finalidade proporcionar ao aluno uma formação integral, facilitando-lhe seu autoconhecimento, sua adaptação e a tomada de decisões refletida.
A orientação acadêmica. O tutor ajudará o aluno a superar as dificuldades relacionadas com os hábitos e as metodologias de estudo e com sua integração na sala de aula.
A orientação profissional. Pretende que o aluno consiga fazer uma escolha profissional e acadêmica de acordo com sua personalidade, suas aptidões e seus interesses. O tutor ajudará o aluno a conhecer a si mesmo e a informar-se sobre os créditos e estudos existentes relacionados com o mundo profissional  (ARGUIS, et al. – p.20 – 2002)

sábado, 11 de agosto de 2018

AULAS DE PRÁTICAS LABORATORIAIS COM REAÇÕES QUÍMICAS

Reações Endotérmicas e Exotérmicas são grandezas que medem a quantidade de calor (energia) absorvida e liberada durante as reações químicas. Elas são estudadas pela termoquímica.

A professora de Quimìca Thaìs Oliveira, nesta terça-feira, 14 de Agosto, no Laboratório de Ciências da EETI Rosa Pignataro, realizou alguns experimentos junto as turmas dos 2° anos, veja abaixo algumas explicações sobre as reações:

 

   Você sabe qual a diferença entre elas?


Reação Endotérmica:é aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida.

Reação Exotérmica: é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.

Exemplos do Cotidiano

A gordura corporal funciona como um combustível no nosso corpo. Aquela que não é queimada, é absorvida por ele. Como se trata de um processo de absorção, é um exemplo de reação endotérmica.
Ao colocar uma panela no fogo para preparar um alimento estamos, por sua vez, diante de um processo exotérmico. Isso porque o calor que é liberado transformará esse alimento para que ele seja conunsumido.
                                         
                                             O aquecimento da água representa um processo de absorção de calor

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

NOTA DE REPÚDIO - EETI ROSA PIGNATARO


No dia 30 de Julho de 2018, a comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Rosa Pignataro (EEEMTIRP) foi vítima de uma denúncia caluniosa e desnecessária comandada por pessoas que não procuraram meios para contribuir com a melhoria da educação e integridade dos nossos alunos e servidores, que por sua vez tentaram denegrir a imagem estudantil desta instituição e ainda desprezaram o artigo 5º, 17 e 18, do ECA, que se refere sobre a exposição constrangedora e da integridade moral da criança e do adolescente e qualquer protocolo que regulamenta as relações entre as instituições de ensino neste país.
A partir do momento em que fomos informados, por terceiros, sobre a denúncia estabelecemos contato com a Equipe da 3ª DIRED e os responsáveis pelos JERNS, para solicitar esclarecimentos sobre a ação que estava sendo realizada. Lembramos aos responsáveis que toda organização é de responsabilidade, exclusiva dos organizadores do evento e que em nenhum momento a gestão da escola permitiria algo que a difamasse, muito menos a integridade moral dos nossos alunos.
Segundo as imagens e os relatos que nos foram fornecidos por telefone, eram  adolescentes fazendo uso indevido de bebidas alcoólicas nas dependências da escola. Ressaltamos que, através do oficio nº xxxx emitido pela coordenação dos JERNS, apenas as dependências da quadra foram cedidas para que pudessem acontecer as competições de futsal entre atletas de outras escolas, que inclusive ressaltamos não haver nenhuma competição da EETI Rosa Pignataro na citada quadra.
Enquanto os relatos chegavam ao Gabinete do Gestor da EETI Rosa Pignataro, estabeleceu-se constante contato com a 3ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – 3ª DIREC, solicitando esclarecimentos sobre o fato ocorrido e que providências fossem tomadas para evitar tal atitude envolvendo o nome dos nossos alunos.
Assim como também, que os responsáveis pela publicação, que além de se utilizarem de mensagens de teor político denegrindo a imagem da escola e ferindo o artigos 5º, 17 e 18, do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8069/90, o qual refere-se ao dever de todos em velar pela dignidade da criança e do adolescentes sem o expor em situações de constrangimento, possam responder judicialmente por se utilizarem de imagens e mensagens que denigrem e ferem a moral dos alunos e servidores da EETI Rosa Pignataro, escola de referência em ensino da Região Agreste.
Reafirmamos nosso total repúdio ao lamentável episódio vivido por toda Comunidade escolar, reiterando que em nenhum momento foi permitido pela gestão da escola a entrada de bebidas alcoólicas, muito menos o consumo nas dependências da escola.
Comprometemo-nos a tomar as medidas cabíveis para preservar o nome da EETI ROSA PIGNATARO e defender todos os nossos alunos e servidores que foram vítimas desse ato de calúnia e difamação.

Nova Cruz, 01 de Agosto de 2018.

Severino George Domingos da Silva
Gestor da EETI Rosa Pignataro