A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.
Este ano o Desfile
Cívico da Escola estadual em Tempo Integral Rosa Pignataro apresenta o Tema
: EDUCAÇÃO: O NOSSO TEMPO É INTEGRAL!
Onde enfatiza a
importância da ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, sendo a pioneira da região agreste
nessa nova modalidade de ensino, fazendo parte de um conjunto exclusivo de 29
escolas de Ensino Médio em tempo integral do estado do Rio Grande do Norte.
Tendo como patrona,
a poetiza Rosa Pignataro Delgado.
A Escola Estadual
em Tempo Integral Rosa Pignataro esse ano comemora 67 anos de tradição em nossa
cidade, com o lema: “EDUCAR PARA A CIDADANIA” com o título de maior escola da
Região agreste, é considerada como uma escola de referência, foi criada como Ginásio Normal de Nova Cruz, através do
Decreto – lei nº 621/51, de 06/12/1951, publicado no diário Oficial de
11/12/1951, sendo transformada em ginásio acadêmico pelo Decreto 5.261, de
12/02/1970, passou à Escola Estadual de Nova Cruz – Ensino de 1º grau, por
força do Decreto 7.043/76, tendo sido autorizada pela resolução 04/78.
Transformada em Escola Estadual “ Rosa Pignataro”- Ensino de 1º grau através do
Decreto 7.490/78, foi autorizada a ministrar o ensino de 2º grau, através da
portaria 001/81-GS, Diário Oficial de 10/01/1981.


Atualmente a Escola Estadual Rosa Pignataro disponibiliza
ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E ENSINO MÉDIO DE
TEMPO INTEGRAL.
Na Educação Profissional Técnica, oferta o Curso Técnico de
Manutenção e Suporte em Informática.
Sua administração é
composta pelo Diretor, Professor Severino George Domingos da Silva e o
Vice-Diretor, Professor José Leão Martins Júnior.
Para conduzir o
Desfile da Escola temos a Banda Marcial Rosa Pignataro tendo como
Maestro o Aluno Protagonista Hagly Alexandre.


A escola é o lugar onde a
socialização é estendida e prolongada pela mediação que ocorre nas
instituições, responsáveis não apenas pelos conteúdos conceituais, mas também
pela formação integral de todos os indivíduos.


1º Pelotão: Iniciais da
escola
E – Eduarda
E – Ana
Beatriz
T – Heloise
I – Camila
Padilha
R – Ennya
P – Ellen
Tema: “EDUCAÇÃO: O NOSSO TEMPO É INTEGRAL” (Rafaela
e Vitória - 3º série)
O ensino integral se propõe a construir um novo horizonte
antropológico para a educação provocando a escola a se voltar para a formação
de um ser humano onde não apenas sua competência intelectual apresente-se em
nível de excelência, mas onde seja possível dotá-lo de igual capacidade para
agir de forma autônoma e solidária.
2º Pelotão: As Bandeiras
Brasil – Bruno
e Ádria
RN – Emilly e
Kleberson
Nova Cruz –
Tayná e Luan
Escola –
Zulene e Mateus
Escudo da
escola (Maria Eduarda, Thais e Lucas Ventura)
3º Pelotão: O integral nos
oportuniza... (Mateus e Raniel)
Esse modelo de ensino proporciona a consolidação de um novo
jeito de ver, sentir e cuidar da educação estabelecendo uma relação de
interdependência guardada entre o Modelo Pedagógico e o Modelo de Gestão que
torna possível transformar o plano estratégico da escola em efetiva e cotidiana
ação.
Ø BNCC – Português, Matemática, Biologia, Geografia, História,
Educação Física, Física, Química, Inglês, Espanhol, Arte, Sociologia e
Filosofia. (Luana e Daniele)
Ø Práticas Laboratoriais: Envolve as disciplinas de Química,
Física, Biologia e Matemática enfatizando também vários conceitos de engenharia
e arquitetura, os professores que atuam nessa disciplina são capacitados
através de formação pelos Laboratórios STEM BRASIL, os quais com muita dinâmica
estimulam o processo de ensino aprendizagem através de práticas inovadoras.
Ø Projeto de vida: Alunos com os sonhos e profissões (Fabiane e
Laysa)
O Projeto de Vida reside no “coração” do projeto escolar. Ele é
a centralidade e sua razão de existir. É fruto do foco e da conjugação de todos
os esforços da equipe escolar. É nele que o currículo e a prática pedagógica
realizam o seu sentido, no aspecto formativo e contributivo, na vida do jovem
ao final da educação básica.
Ø Estudo Orientado –
O Estudo Orientado é uma Metodologia de Êxito que objetiva
oferecer um tempo qualificado destinado à realização de atividades pertinentes
aos diversos estudos. Inicialmente orientado por um professor, o estudante
aprende métodos, técnicas e procedimentos para organizar, planejar e executar
os seus processos de estudo visando ao autodidatismo, à autonomia, à capacidade
de auto-organização e de responsabilidade pessoal.
Ø Disciplinas Eletivas (Eloisa e Joedna)
São disciplinas temáticas, oferecidas semestralmente, propostas
pelos professores e/ou pelos estudantes e objetivam diversificar, aprofundar
e/ou enriquecer os conteúdos e temas trabalhados nas disciplinas da Base
Nacional Comum do currículo.
·
Graffiti e cangaço: do Sertão
aos muros – Prof. Cícero
Tem como objetivo promover o resgate cultural através da
intervenção urbana.
·
Eletrônica Digital – Profs.
Janilson e Glauberto
Tem como objetivo formar cidadãos críticos e profissionais
através do conhecimento de eletrônica.
Ø Clubes de Protagonismo
São práticas educativas providas pelos próprios estudantes que
objetivam, por meio de oportunidades educativas, o desenvolvimento de
competências pessoais, sociais e produtivas, bem como a ampliação do repertório
de conhecimento e valores necessários ao processo de formação do ser autônomo,
solidário e competente.
·
Clube de Libras – “ O silêncio
torna-se uma barreira entre surdos e ouvintes, mas a língua de sinais pode
quebrá-la. ” Presidente do clube: A aluna Bianca
·
Clube Rádio News – “A voz
estudantil”, Objetiva disseminar informação no que se refere ao Jornalismo e
entretenimento, com a participação de uma equipe de alunos. Presidente do
Clube: O aluno Julião.
·
Clube de Do jitsu – Objetiva desenvolver o respeito e a
disciplina em um ambiente de amizade. Presidente do clube: O aluno Elton
4º Pelotão: Jogos e
Entretenimentos
Ø JERNS – A escola se destaca com a participação efetiva de todos
os atletas os quais sempre apresentam uma excelente classificação nos jogos,
temos Equipes de Handebol e Futebol de Campo que foram destaques nas finais dos
Jogos.
Ø Cine-rosa – Resgatando a cultura da 7ª arte e um espaço de lazer
que oportuniza ao público novacruzense o bem-estar em poder reunir-se entre
amigos para apreciar filmes dos mais variados gêneros.
Ø Grêmio Estudantil – “Ser um jovem protagonista é escrever a sua
própria história.”
O Grêmio Estudantil é a organização que representa os interesses
dos estudantes. É a voz dos estudantes dentro e fora da escola.
5º Pelotão: Intercâmbio
Cultural Nova Cruz - Córdoba
Trata-se de um Projeto de Extensão que acontece na parceria
entre o IFRN e a Escola Estadual em Tempo Integral Rosa Pignataro. Projeto que
promove o conhecimento da língua espanhola e da cultura argentina por meio de
atividades pedagógicas em um grupo do Facebook. O projeto vem mostrando
resultados altamente positivos no que se refere tanto ao aprendizado da língua
espanhola, quanto da cultura do país vizinho.
6º Pelotão: Projeto de
Arte e Cultura
A Escola Estadual em Tempo Integral Rosa Pignataro apresentou a
peça teatral “O Nordeste nas canções de Luiz Gonzaga” na I Amostra de Arte e
Cultura. Tem como objetivos promover a interação entre alunos ouvintes e alunos
surdos e trabalhar a música nordestina como incentivo à valorização da nossa
cultura.
7º Pelotão: Alunos
fardados
Esses são os alunos que representam a Escola da Escolha, nossos
jovens protagonistas, aqueles que serão construtores de uma sociedade mais
humanizada, justa e democrática, trazendo assim o benefício mútuo para toda
comunidade.
Enfatizamos
que esses jovens já demostram mudanças satisfatórias no que diz respeito a
responsabilidade, tornando-os autônomos em suas decisões despertando o
pensamento crítico-social favorecendo assim seu crescimento intelectual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário