quinta-feira, 27 de setembro de 2018

DESFILE CÍVICO DA EETI ROSA PIGNATARO


A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.
Este ano o Desfile Cívico da Escola estadual em Tempo Integral Rosa Pignataro apresenta o Tema : EDUCAÇÃO: O NOSSO TEMPO É INTEGRAL!
Onde enfatiza a importância da ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, sendo a pioneira da região agreste nessa nova modalidade de ensino, fazendo parte de um conjunto exclusivo de 29 escolas de Ensino Médio em tempo integral do estado do Rio Grande do Norte.

Tendo como patrona, a poetiza Rosa Pignataro Delgado.
A Escola Estadual em Tempo Integral Rosa Pignataro esse ano comemora 67 anos de tradição em nossa cidade, com o lema: “EDUCAR PARA A CIDADANIA” com o título de maior escola da Região agreste, é considerada como uma escola de referência, foi criada como Ginásio Normal de Nova Cruz, através do Decreto – lei nº 621/51, de 06/12/1951, publicado no diário Oficial de 11/12/1951, sendo transformada em ginásio acadêmico pelo Decreto 5.261, de 12/02/1970, passou à Escola Estadual de Nova Cruz – Ensino de 1º grau, por força do Decreto 7.043/76, tendo sido autorizada pela resolução 04/78. Transformada em Escola Estadual “ Rosa Pignataro”- Ensino de 1º grau através do Decreto 7.490/78, foi autorizada a ministrar o ensino de 2º grau, através da portaria 001/81-GS, Diário Oficial de 10/01/1981.
Atualmente a Escola Estadual Rosa Pignataro disponibiliza ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL.
Na Educação Profissional Técnica, oferta o Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática.
Sua administração é composta pelo Diretor, Professor Severino George Domingos da Silva e o Vice-Diretor, Professor José Leão Martins Júnior.
Para conduzir o Desfile da Escola temos a Banda Marcial Rosa Pignataro  tendo como Maestro  o Aluno Protagonista Hagly Alexandre.
A escola é o lugar onde a socialização é estendida e prolongada pela mediação que ocorre nas instituições, responsáveis não apenas pelos conteúdos conceituais, mas também pela formação integral de todos os indivíduos.
                                          
1º Pelotão: Iniciais da escola
E – Eduarda
E – Ana Beatriz
T – Heloise
I – Camila Padilha
R – Ennya
P – Ellen
Tema:  “EDUCAÇÃO: O NOSSO TEMPO É INTEGRAL” (Rafaela e Vitória - 3º série)
O ensino integral se propõe a construir um novo horizonte antropológico para a educação provocando a escola a se voltar para a formação de um ser humano onde não apenas sua competência intelectual apresente-se em nível de excelência, mas onde seja possível dotá-lo de igual capacidade para agir de forma autônoma e solidária.

2º Pelotão: As Bandeiras
        
Brasil – Bruno e Ádria
RN – Emilly e Kleberson
Nova Cruz – Tayná e Luan
Escola – Zulene e Mateus

Escudo da escola (Maria Eduarda, Thais e Lucas Ventura)

3º Pelotão: O integral nos oportuniza... (Mateus e Raniel)

Esse modelo de ensino proporciona a consolidação de um novo jeito de ver, sentir e cuidar da educação estabelecendo uma relação de interdependência guardada entre o Modelo Pedagógico e o Modelo de Gestão que torna possível transformar o plano estratégico da escola em efetiva e cotidiana ação.

Ø BNCC – Português, Matemática, Biologia, Geografia, História, Educação Física, Física, Química, Inglês, Espanhol, Arte, Sociologia e Filosofia.  (Luana e Daniele)
Ø Práticas Laboratoriais: Envolve as disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática enfatizando também vários conceitos de engenharia e arquitetura, os professores que atuam nessa disciplina são capacitados através de formação pelos Laboratórios STEM BRASIL, os quais com muita dinâmica estimulam o processo de ensino aprendizagem através de práticas inovadoras.
Ø Projeto de vida: Alunos com os sonhos e profissões (Fabiane e Laysa)
O Projeto de Vida reside no “coração” do projeto escolar. Ele é a centralidade e sua razão de existir. É fruto do foco e da conjugação de todos os esforços da equipe escolar. É nele que o currículo e a prática pedagógica realizam o seu sentido, no aspecto formativo e contributivo, na vida do jovem ao final da educação básica.
Ø Estudo Orientado –
O Estudo Orientado é uma Metodologia de Êxito que objetiva oferecer um tempo qualificado destinado à realização de atividades pertinentes aos diversos estudos. Inicialmente orientado por um professor, o estudante aprende métodos, técnicas e procedimentos para organizar, planejar e executar os seus processos de estudo visando ao autodidatismo, à autonomia, à capacidade de auto-organização e de responsabilidade pessoal.
Ø Disciplinas Eletivas (Eloisa e Joedna)
São disciplinas temáticas, oferecidas semestralmente, propostas pelos professores e/ou pelos estudantes e objetivam diversificar, aprofundar e/ou enriquecer os conteúdos e temas trabalhados nas disciplinas da Base Nacional Comum do currículo.
·        Graffiti e cangaço: do Sertão aos muros – Prof. Cícero
Tem como objetivo promover o resgate cultural através da intervenção urbana.
·        Eletrônica Digital – Profs. Janilson e Glauberto
Tem como objetivo formar cidadãos críticos e profissionais através do conhecimento de eletrônica.

Ø Clubes de Protagonismo
São práticas educativas providas pelos próprios estudantes que objetivam, por meio de oportunidades educativas, o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e produtivas, bem como a ampliação do repertório de conhecimento e valores necessários ao processo de formação do ser autônomo, solidário e competente.

·        Clube de Libras – “ O silêncio torna-se uma barreira entre surdos e ouvintes, mas a língua de sinais pode quebrá-la. ” Presidente do clube: A aluna Bianca
·        Clube Rádio News – “A voz estudantil”, Objetiva disseminar informação no que se refere ao Jornalismo e entretenimento, com a participação de uma equipe de alunos. Presidente do Clube: O aluno Julião.
·        Clube de Do jitsu –  Objetiva desenvolver o respeito e a disciplina em um ambiente de amizade. Presidente do clube: O aluno Elton

4º Pelotão: Jogos e Entretenimentos

Ø JERNS – A escola se destaca com a participação efetiva de todos os atletas os quais sempre apresentam uma excelente classificação nos jogos, temos Equipes de Handebol e Futebol de Campo que foram destaques nas finais dos Jogos.
Ø Cine-rosa – Resgatando a cultura da 7ª arte e um espaço de lazer que oportuniza ao público novacruzense o bem-estar em poder reunir-se entre amigos para apreciar filmes dos mais variados gêneros.

Ø Grêmio Estudantil – “Ser um jovem protagonista é escrever a sua própria história.”
O Grêmio Estudantil é a organização que representa os interesses dos estudantes. É a voz dos estudantes dentro e fora da escola.

5º Pelotão: Intercâmbio Cultural Nova Cruz - Córdoba

Trata-se de um Projeto de Extensão que acontece na parceria entre o IFRN e a Escola Estadual em Tempo Integral Rosa Pignataro. Projeto que promove o conhecimento da língua espanhola e da cultura argentina por meio de atividades pedagógicas em um grupo do Facebook. O projeto vem mostrando resultados altamente positivos no que se refere tanto ao aprendizado da língua espanhola, quanto da cultura do país vizinho.

6º Pelotão: Projeto de Arte e Cultura

A Escola Estadual em Tempo Integral Rosa Pignataro apresentou a peça teatral “O Nordeste nas canções de Luiz Gonzaga” na I Amostra de Arte e Cultura. Tem como objetivos promover a interação entre alunos ouvintes e alunos surdos e trabalhar a música nordestina como incentivo à valorização da nossa cultura.

7º Pelotão: Alunos fardados

Esses são os alunos que representam a Escola da Escolha, nossos jovens protagonistas, aqueles que serão construtores de uma sociedade mais humanizada, justa e democrática, trazendo assim o benefício mútuo para toda comunidade.
Enfatizamos que esses jovens já demostram mudanças satisfatórias no que diz respeito a responsabilidade, tornando-os autônomos em suas decisões despertando o pensamento crítico-social favorecendo assim seu crescimento intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário