domingo, 24 de fevereiro de 2019

VOLTA AS AULAS NA EETI ROSA PIGNATARO 2019, É MARCADA PELO ACOLHIMENTO


Ação conduzida pelo modelo da Escola da Escolha, através do Jovens Protagonistas, é realizado anualmente em todas escolas de ensino médio em tempo integral do RN
O início do ano letivo na Escola Estadual em Tempo Integral Rosa Pignataro, no município de Nova Cruz, em 18 de Fevereiro de 2019, foi marcado por diversas atividades de acolhimento. Participaram das ações estudantes, professores, Jovens Protagonistas do ICE, Jovens Protagonistas da escola, membros do Grêmio Estudantil e funcionários da unidade de ensino localizada na cidade do Agreste Potiguar.
No Primeiro dia tudo começa com a dinâmica do corredor humano, um grupo de alunos veteranos, Jovens Protagonistas, juntamente com o apoio de outros jovens protagonistas do ICE, organizaram a dinâmica do corredor humano, onde inclui a participação de todos os servidores da escola, formando um grande corredor, onde os alunos novatos entraram na escola passando por esse corredor sob aplausos.
Reunidos no auditório da escola, os jovens foram orientados a formarem equipes com cores específicas e logo após, cada equipe foi encaminhada para salas diferentes onde tiveram a oportunidade de expor expectativas e contribuições em relação à escola para o ano de 2019. Na sequência, foram realizadas várias dinâmicas como, Conhecendo o outro, Dinâmica da apresentação, Contrato de convivência, Roda de conversas, e etc.
No segundo dia tudo começou com um sonho, Apresentação sobre o Vídeo de Eduardo Lira, “Gerando Falcões”, Varal dos sonhos, um tesouro a descobrir – os quatro pilares da Educação, Protagonismo até altas horas, A cápsula do Tempo.
E para finalizar o acolhimento aconteceu a culminância de tudo que foi produzido nos dois dias, as equipes retornaram ao auditório e apresentaram o que aprenderam durante as dinâmicas desenvolvidas, de como se tornar um jovem protagonista, sendo Autônomo, Solidário e Competente.
Segundo o Gestor da Escola, Professor Severino George Domingos da Silva, o acolhimento traz o sentimento de pertencimento à escola. “Trata-se de algo extremamente positivo, pois o ano letivo começa de uma maneira mais suave, humanizada, contribuindo para que as atividades regulares tenham um fio condutor do dia. Educação se faz com amor, dedicação e esperança”, salienta.
Aproximação
Vale destacar que a estratégia de acolhimento da Secretaria da Educação é realizado anualmente em todas as escolas de ensino médio em tempo integral da rede estadual de ensino, com o objetivo de aproximar os novos alunos na primeira semana do ano letivo. Neste ano, as atividades começaram na última segunda-feira (18).
As Escolas foram orientadas a desenvolver ações que promovam o fortalecimento entre os alunos, professores e funcionários, como rodas de conversa, vivências de projeto de vida, visitas aos espaços da escola, entre outras.
“O acolhimento cria um clima propício e tenta fazer com que o jovem mude o entendimento da escola”, enfatiza Jamile Alves, Professora e Coordenadora Pedagógica da EETI Rosa Pignataro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário